sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Relacionamento MÃE e FILHA

O assunto de hoje aqui no blog é muito bacana! Eu não entendo como alguma menina pode ter um relacionamento péssimo com a mãe, porque pra mim, a mãe é a pessoa mais importante da vida. Minha mãe é minha melhor amiga! O papel da mãe é, além de cuidar da saúde e alimentação, transmitir  informações que nortearão os comportamentos dos filhos para o resto da vida. Nestas informações estarão incluídos os valores da mãe que poderão ser aceitos ou não pelos filhos. Quanto melhor for a relação da mãe com seus filhos mais eles absorverão as informações passadas pela mãe e terão a mãe como referência.



Quando a relação é com filhas (mulheres) a figura materna é muito mais forte e, seu papel de modelo a ser seguido é mais marcante. Tudo o que a filha admirar em sua mãe poderá ser copiado e tudo o que ela rejeitar será evitado. Por isso a mãe deve ter muito cuidado em manter uma ótima comunicação com a filha.

O relacionamento costuma oscilar

Muitas vezes a filha representa para mãe uma “segunda chance” de realizar coisas que não foram possíveis quando jovem e assim podem surgir expectativas irreais nesta mãe em relação ao que esperar de suas filhas em determinadas épocas da vida.
Outras vezes são as filhas que precisam  sentir mais autonomia e tentam se desvencilhar dos cuidados das mães – coisa que pode “enlouquecer” uma mãe que não considera sua filha pronta para desbravar o mundo sozinha.
A fase que costuma surgir mais atrito é na adolescência pois a filha começa a compreender que tem algum direito de fazer as coisas de seu jeito, mas muitas vezes a mãe não concorda com esta visão da filha.
Mulheres gostam de dividir sentimentos e experiências e acabam falando demais
Muitas vezes pode ser um problema. Pois mãe é mãe, não é amiguinha. Grandes problemas podem surgir quando a mãe considera que a filha seja sua confidente, ou pior, quando acha que a filha poderá ser a confidente da mãe. A filha terá muitas amigas em sua vida e são elas que deverão cumprir este papel. A mãe deve ser uma figura a qual a filha pode contar com o apoio para toda a vida, que lutará para que  coisas boas lhe aconteçam, mas que não concordará com todas as ideias da filha, pois este é o papel de mãe.
Piores erros cometidos por mães e filhas em suas conversas
O pior erro da filha é considerar que sua mãe é uma supermulher que nunca erra e que será sempre completa e perfeita. Aceitar a mãe como uma pessoa que deve ser ouvida mas também questionada quando houver informações que não parecem corretas ou ideais para o momento.
O pior erro da mãe é acreditar que sua filha é 100% um “produto” seu. A filha nem é propriedade e nem resultado total de tudo o que a mãe ofereceu em  educação. A filha tem sua própria personalidade.
Dicas:
- Para as filhas:
Tente sempre identificar o modo de sua mãe ser carinhosa – uma demonstra carinho preparando a comida predileta, outra ficando quieta quando você fala uma besteira na frente de outras pessoas e conversa depois em particular.
Entenda que sua mãe viveu outra época, e mesmo que os valores sejam um pouco diferentes dos seus perceba que por trás de cada ideia diferente da sua há uma boa intenção.
- Para as mães:
Perceba que desde que sua filha nasceu ela sempre foi avida por aprender, mexia em tudo e colocava tudo na boca – isso é vontade de aprender. Muito ela aprenderá com você mas o resto do mundo também está aí para completar a formação de sua filha. Perceba que ela pode aprender coisas boas mas que você só perceberá que são boas depois de um tempo, pois você também está em eterno aprendizado.Saiba que quando sua filha errar ela não precisará de um carrasco para lhe afundar mais um pouco, mas da mãe que sabe que ela pode aprender com o erro e fazer melhor das próximas vezes.
Espero ter ajudado!
Temos que nos dar BEM com nossas mães porque elas são as pessoas que mais nos querem o BEM nessa vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar !